Blog

Juntas vamos mais longe! #PraCegoVer donas e funcionárias da Realiza em pé, na posição de meia lua, de braços cruzados sorrindo para foto.

De acordo com o Sebrae, entre 49 países do mundo, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os “empreendedores iniciais”. Porém, sabemos que a situação das mulheres brasileiras no mercado de trabalho ainda é difícil, devido às poucas oportunidades, desvalorização, diferença salarial e preconceito. 

A luta pela igualdade de gênero e ampliação do espaço da mulher no mercado de trabalho tem sido pauta constante em diversos ramos de nossa sociedade. Já não há mais espaço para o discurso da mulher apenas como dona de casa, pois mesmo com dificuldades, as mulheres estão buscando ocupar seus espaços no mercado de trabalho.  

Para incentivar a batalha feminina no mercado de trabalho e incentivar as mulheres no mundo dos negócios, destacando a importância da luta por seus espaços nesses segmentos e do protagonismo feminino nos negócios preparamos este post. Boa leitura!

A Importância da Luta das Mulheres por Espaço no Mundo dos Negócios

Fomentar o empreendedorismo feminino é fundamental para que as mulheres possam aumentar o rendimento, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado e, sobretudo, serem independentes e protagonistas de suas vidas.

A presença feminina no mercado de trabalho traz muitos impactos positivos nos negócios e na sociedade. As mulheres, não só no ambiente de trabalho, mas também em postos de gestão ou liderança, propiciam um mercado com mais diversidade e com diferentes pontos de vista.

Além disso, muitas mulheres são líderes de família, criam seus filhos sem apoio financeiro de outras pessoas e constituem a única e principal renda financeira em suas casas. Sendo assim, apoiar e incentivar a luta feminina por espaço no mercado de trabalho é apoiar também seus filhos e o futuro da sociedade.

Entenda o Protagonismo Feminino no Mercado de Trabalho

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, as mulheres correspondem a somente 39,1% dos cargos gerenciais no país. 

Ainda estamos longe de alcançar a  igualdade entre os gêneros, porém, a luta pelo espaço no mundo dos negócios ganha força conforme exemplos de mulheres em grandes cargos vão surgindo e inspirando outras mulheres. Confira a lista com alguns exemplos de mulheres que influenciam a transformar o cenário feminino no mercado de trabalho:

  • Luiza Helena Trajano: empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.
  • Rachel Maia: responsável pela expansão da marca de joalherias Pandora no Brasil e, com passagem pela marca de luxo Tiffany, hoje ocupa o cargo de CEO da Lacoste.
  • Cristina Junqueira: atual head de Branding e Business Development da Nubank.
  • Cristina Palmaka: presidente da SAP (empresa alemã que desenvolve softwares de gestão) no Brasil. 
  • Gianna Sagazio: diretora de inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
  • Tânia Cosentino: presidente da Microsoft Brasil e uma das líderes do programa HeForShe da ONU Mulheres e da Iniciativa do Pacto Global da ONU.

A Realiza 

A Realiza Ambientes não se destaca somente pelos móveis e serviços de qualidade, mas também por ser liderada por mulheres que valorizam a luta feminina por espaço no mercado de trabalho, incentivando, sobretudo, o trabalho femino no nosso time. 

Se você gostou deste texto, compartilhe com sua família e amigos em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham conhecimento acerca do papel feminino no mercado de trabalho.
Ainda, se você tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco através do WhatsApp. Se preferir, você pode realizar uma visita a nossa sede, vamos adorar recebê-lo!

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3556. Pelotas, RS.