A cozinha é um dos ambientes mais frequentados em uma casa, seja para o almoço de domingo com amigos ou para o preparo das refeições diárias. Dessa forma, é um dos espaços mais desafiadores de projetar devido à variedade de móveis e eletrodomésticos dispostos. Pensando nisso, neste texto, trazemos algumas dicas para que seu ambiente seja funcional e ergonômico, levando em conta as medidas ideais para cozinha. Continue a leitura e entenda.
Leia Também: 5 dicas práticas para organizar a casa de forma funcional
Como Garantir uma Cozinha com Ergonomia?
A cozinha tornou-se muito mais que apenas um lugar para preparar alimentos. Ela também é um espaço de socialização e relaxamento. Por isso, ao planejar a sua cozinha, você precisa pensar em como o ambiente irá funcionar em diferentes circunstâncias. Dessa forma, uma cozinha ergonômica é aquela que oferece, ao mesmo tempo, conforto, segurança e praticidade no preparo das refeições.
O primeiro passo para ter uma cozinha ergonômica é analisar o espaço disponível e a disposição em que ficarão os móveis, para que não haja problemas ao circular pelo cômodo. Além disso, é importante cuidar para que os móveis fiquem na altura adequada. Portanto, planeje bem o espaço para que a cozinha disponha de ergonomia.
Quer saber mais sobre como ter uma cozinha ergonômica? No próximo tópico, explicamos quais são as medidas ideais para cozinha com a intenção de torná-la um ambiente mais funcional e prático para o seu dia a dia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais
Medidas Ideais para Cozinha Ergonômica
A palavra “ergonomia” vem da junção de duas palavras em latim: “ergo”, que significa “trabalho”, e “nomos”, que significa “regras”. Com essa tradução, é possível ter uma noção do significado de um espaço ergonômico: um ambiente de trabalho adequado, confortável e que prioriza a segurança e saúde de quem o utiliza.
No caso das cozinhas, o espaço deve ser muito bem planejado para ter a funcionalidade que um ambiente com muitos móveis, eletrodomésticos e circulação de pessoas requer. Para auxiliar você com a ergonomia de sua cozinha, no próximo tópico, você confere algumas medidas essenciais no planejamento desse ambiente. Leia e saiba mais.
Altura dos móveis da cozinha
A altura dos móveis é um fator que influencia na ergonomia de uma cozinha. Por isso, existem algumas “regras” para considerar na hora de projetar o ambiente. São elas:
Bancada da pia: em geral, a regra é entre 85 cm e 95 cm do piso, porém, varia de acordo com a altura da pessoa. O ideal é medir para que os braços não fiquem dobrados nem as costas curvadas ao tocar no fundo da pia.
Bancada para refeições: varia de acordo com as banquetas escolhidas. Se a banqueta tiver entre 60 e 65 cm, a bancada deve ter de 80 a 90 cm. Mas se a banqueta tiver de 70 a 75 cm, o ideal é uma bancada de 90 a 100 cm e, no caso de banquetas maiores, de 80 a 85 cm, a bancada precisa ter de 100 a 110 cm.
Armário superior: a regra geral é de 60 cm acima da bancada ou 1,50 m do piso.
Dimensões para a área de trabalho
O espaço de circulação mais utilizado para o trabalho na cozinha fica normalmente entre a pia e o fogão ou mesmo a ilha. Portanto, para preparar as refeições sem dificuldades e com conforto, o ideal é que esse espaço tenha no mínimo entre 90 cm e 120 cm, afinal, ninguém gosta de cozinhar em um espaço apertado.
Área de circulação e distância entre móveis
Para não haver problemas de mobilidade dentro da cozinha, a área de circulação deve ter pelo menos de 85 cm a 1 m. Essa distância é baseada considerando que é uma área onde ocorre a passagem de pessoas, muitas vezes, com compras, pratos, eletrodomésticos, entre outros itens. Quando há uma bancada em frente a outra, é recomendado que a distância entre elas seja de 100 cm a 120 cm, porém, quando há forno embutido na bancada, essa distância aumenta para 130 cm, para que o forno possa ser aberto sem dificuldades.
Dica extra: iluminação da cozinha
Outro fator que influencia na ergonomia é a iluminação do ambiente, afinal, não há como cozinhar em um espaço sem iluminação ou com uma iluminação muito forte, não é mesmo? O ideal é priorizar a luz natural do ambiente e investir em uma iluminação artificial com lâmpadas de 3.000K de temperatura para não influenciar na cor dos alimentos.
Agora que você conhece algumas das medidas ideais para ter uma cozinha ergonômica, é hora de ter a sua cozinha dos sonhos, e a Realiza Italínea está aqui para ajudar você. Continue a leitura e saiba mais.
Realiza Italínea
Se você deseja uma cozinha funcional para aproveitar os momentos em família, a Italínea oferece inúmeros projetos para todos os gostos. Na Realiza Ambientes, você pode realizar o sonho de ter uma cozinha completa e cheia de estilo.
Temos uma equipe de profissionais especializados em projetar ambientes planejados e entregamos móveis com a qualidade Italínea, a maior marca em planejados da América Latina.
Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp ou site para que possamos iniciar o projeto da cozinha de seus sonhos. A nossa equipe está preparada para receber você. Caso deseje receber também mais dicas e informações sobre decoração e móveis planejados, clique aqui e nos siga no Instagram.