Blog

Preservar o meio ambiente é uma atitude preserva seu futuro. #PraCegoVer mãos em formato de concha segurando um galho pequeno com folhas verdes.

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais?

Em 2017, a produção de lixo dobrou e cada brasileiro gerou 378 kg de resíduos, volume que daria para cobrir um campo e meio de futebol. 

A nível mundial, a poluição do ar representa uma das maiores ameaças à saúde humana, com 90% da população mundial respirando ar abaixo dos níveis seguros.

Esses dados são assustadores, não?! Entretanto, atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença, não só para preservar o planeta, mas recuperá-lo.

A Realiza Ambientes se preocupa com o meio ambiente, por isso, preparamos este texto, para informar e conscientizar você sobre a preservação a longo prazo!

Continue a leitura e veja a importância de colaborar com o meio ambiente e receba também algumas dicas de conservação.

Qual a Importância de Colaborar com Meio Ambiente?

É no meio ambiente que estão os recursos naturais necessários para sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.

A escassez desses recursos, devido à degradação, compromete todas as formas de vida do planeta

Por isso, a conservação do ecossistema é fundamental para assegurar o equilíbrio e o fluxo dos serviços ambientais.

Sendo assim, preservá-lo é um elemento chave para a sua sobrevivência. 

Entendendo sobre a importância do meio ambiente, é normal que você tenha interesse em saber quais atitudes tomar para colaborar com sua preservação. Leia mais sobre no seguinte tópico.

Dicas de Como Colaborar com o Meio Ambiente a Longo Prazo

Economize água 

Como você sabe, a água é vital para a vida de todos os seres vivo. Porém, ela é finita e você precisa tomar medidas para preservá-la, tais como: 

  • evite usar a água corrente em mangueiras para lavar o carro, o quintal ou a calçada;
  • tome banhos curtos e aproveite enquanto está enxaguando-se para escovar os dentes;
  • quando lavar louça, não deixe a torneira aberta;
  • fiscalize e conserte possíveis vazamentos. Realizar a manutenção preventiva do sistema hidráulico de sua casa pode ajudar – e muito – a reduzir desperdícios.

Economize energia 

Ainda que novos meios de geração de energia estejam sendo buscados, as fontes de energia que existem atualmente, como hidráulica, solar ou eólica, necessitam de cuidado, pois são finitas. Por isso demandam medidas para evitar o desperdício, tais como: 

  • nos horários de maior demanda de eletricidade (entre 18h e 21h), procure evitar o uso de eletrodomésticos, em especial os que consomem muita energia;
  • substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou, ainda melhor, use lâmpadas de LED: gastam 75% menos energia, além de durar mais tempo;
  • não sobrecarregue as tomadas, conectando vários aparelhos ao mesmo tempo. Os fios esquentam e o consumo – e sua conta de luz – aumentam consideravelmente.

Recicle e reduza o lixo

Você tem o costume de reciclar? A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados no planeta. Descubra algumas sugestões de reciclagem de lixo e como reduzir a produção de resíduos:

  • separe o lixo úmido do seco;
  • reutilize embalagens e outros materiais recicláveis, oferecendo-os novas funções;
  • prefira sacolas reutilizáveis para fazer compras;

Outra dica para economizar papel e plástico é utilizar medidas como, por exemplo, pagar suas contas online, imprimindo-as somente quando necessário, e levar sua caneca para o trabalho, evitando usar copos plásticos.

Descarte resíduos de forma responsável 

Materiais químicos ou eletrônicos não podem ser jogados na natureza. O descarte correto é fundamental para evitar a contaminação do solo e do ar, visto que prejudica a saúde de todos os seres vivos. 

Para contribuir, algumas outras dicas:

  • não descarte o óleo de cozinha na pia ou no lixo comum, pois podem entupir as tubulações, atrapalhar os processos de tratamento de água e esgoto e, ainda, danificar os lençóis freáticos;
  • não jogue pneus velhos em qualquer lugar. Além de auxiliar na proliferação de doenças, como a dengue, é prejudicial ao meio ambiente, pois polui o solo e a atmosfera. Procure postos de coleta para o descarte adequado;
  • procure pontos de coleta para levar seus aparelhos antigos. Lojas como Apple e Samsung já oferecem esse serviço, contribuindo para o descarte responsável.

Consumo consciente

Repensar as atitudes como consumidor pode ajudar na construção de uma relação mais saudável, tanto com os produtos comercializados quanto com o dinheiro.

Além de economizar e aproveitar melhor os recursos financeiros, contribuímos para uma redução significativa de lixos, sejam de embalagens ou de equipamentos e produtos obsoletos. Diante disso, confira essas sugestões:

  • utilize materiais escolares ou de escritório até o fim antes de comprar novos;
  • aproveite os materiais recicláveis para fazer outros produtos em vez de comprá-los. Garrafas PET, por exemplo, podem ser transformadas em vasos para plantas; 
  • não compre mais que o necessário, sejam roupas, sapatos ou, até mesmo, alimentos;
  • opte por marcas que prezam pela consciência ambiental, desenvolvendo algum trabalho ou oferecendo uma política de logística reversa, que facilita o descarte dos materiais;
  • escolha produtos com menos embalagens e, se possível, dispense as sacolas plásticas.

Torne essas ações hábitos diários, a fim de que se tornem atitudes e mudanças de comportamento – pode parecer simples, mas, com certeza, fazem diferença a longo prazo.

Se você gostou deste texto, abaixo, comente as dicas que mais chamaram sua atenção e compartilhe com seus amigos e familiares em suas redes sociais. 

Espalhar a informação também é uma forma de conscientização!

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3556. Pelotas, RS.

escritório com sala integrada e móveis planejados