Blog

A luta feminina por espaço no mundo dos negócios ainda não terminou! #PraCegoVer cinco jovens sorrindo para foto em frente à loja Realiza.

Ainda hoje, apesar dos avanços decorrentes da luta feminina, as mulheres ainda enfrentam barreiras sexistas dentro dos ambientes corporativos. Contudo, muitas conquistas já foram alcançadas nos últimos anos e é visível a evolução da mulher no mercado de trabalho

O que podemos perceber é que as mulheres conquistaram seus direitos e hoje podem ser independentes dos homens financeiramente. Porém, agora que conseguiram ocupar espaços importantes é o momento de se empoderar, acreditando em seus potenciais para, assim, irem cada vez mais longe.

Por isso, para incentivar a batalha feminina no mercado de trabalho e encorajar as mulheres no mundo dos negócios, destacando a importância da luta por seus espaços nesses segmentos e do protagonismo feminino nos negócios preparamos este post. Boa leitura!

A Importância da Luta Feminina Por Espaço no Mercado de Trabalho

Falar sobre a luta feminina por espaço no mercado de trabalho é refletir sobre o passado, que ainda é recente, e analisar o que ainda é preciso fazer para que exista igualdade de gêneros e ampliação do papel feminino no mercado de trabalho.

Antes da Revolução Industrial, as mulheres desenvolviam o papel de responsáveis pelos encargos domésticos e o cuidado com os filhos, sem o direito de trabalhar fora de casa. Já o homem era quem trabalhava fora, ficando encarregado de ser o provedor da casa. 

Entretanto, esse cenário foi modificado com a chegada da Revolução Industrial, em que as fábricas, ao necessitar de mais mão-de-obra, começaram a aceitar as mulheres. Porém, apesar do avanço social, muitas pessoas não viam o trabalho feminino com bons olhos e as mulheres ganhavam menos que os homens, ainda que desempenhando a mesma função.

As mulheres tinham diversos obstáculos na sociedade, além da barreira familiar para enfrentar quando o assunto era trabalhar fora e ter independência financeira. Contudo, com o passar dos anos e por meio de muitas lutas, as mulheres conquistaram direitos, como o aumento do salário, lugar para deixar os filhos e melhores condições de trabalho.

Conheça Algumas Mulheres à Frente de Grandes Empresas  

Por conta de todas as lutas e conquistas femininas ao longo da história, hoje, uma mulher pode comandar uma empresa ou uma equipe, criar seu próprio negócio, decidir se quer ou não ter filhos, decidir se quer ou não se casar e fazer seu próprio futuro. 

Porém, mesmo com tantos avanços e conquistas, nós mulheres ainda temos objetivos para vencer. Estamos no caminho certo para conseguir a igualdade plena de direitos entre homens e mulheres, como, por exemplo, a igualdade salarial e também a conquista por espaço no mundo dos negócios nas empresas. 

Porém, conforme exemplos de mulheres em grandes cargos surgem, outras mulheres se inspiram a seguir o exemplo e lutar por espaço e reconhecimento no mundo dos negócios. Dessa forma, temos alguns exemplos de mulheres que estão à frente de grandes empresas. Confira a lista com os principais nomes:

  • Luiza Helena Trajano: empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.
  • Mary Barra: diretora Executiva e Presidente da General Motors Company.
  • Cristina Palmaka: presidente da SAP no Brasil.
  • Cristina Junqueira: co-fundadora e vice-presidente de uma das maiores fintechs do Brasil: Nubank.

Saiba Mais Sobre Empreendedorismo Feminino

Nossa empresa é formada por mulheres que valorizam a luta feminina por espaço no mercado de trabalho, inclusive valorizamos o trabalho femino dentro do nosso time. 

Se você gostou deste post, compartilhe com sua família e amigos em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham conhecimento acerca da evolução da mulher no mercado de trabalho.

Ainda, se você tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco através do WhatsApp. Se preferir, você pode realizar uma visita a nossa sede, vamos adorar recebê-lo!

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3556. Pelotas, RS.