Se você é fã de decoração, mas não está disposto a investir muito, este texto traz dicas que você pode pôr em prática hoje mesmo. Sabemos que decorar pode ser custoso, mas existem dicas-chave para uma estética incrível e que combinam com todos os estilos. Então, se você gosta de decoração geek, clássica, moderna ou industrial, nossas dicas vão funcionar da mesma maneira. Continue a leitura para conferir como decorar ambientes gastando pouco.
6 Dicas Simples de Como Decorar Ambientes Pequenos Gastando Pouco
Pronto para conhecer as nossas dicas de como decorar ambientes pequenos gastando pouco? Então, prepare o print (ou o papel e a caneta, se quiser) e confira nossas dicas de decoração de casa que combinam com todos os gostos e são super acessíveis.
1. Reduzir, reaproveitar e reciclar
A nossa primeira dica é uma das principais para quem quer economizar muito: reduzir, reaproveitar e reciclar. Afinal, nada mais barato do que utilizar o que já tem disponível na sua casa. No exemplo acima, você pode reutilizar papel para fazer um caderno de receitas e ainda usá-lo como decoração na sua cozinha. Se jogue na criatividade.
Existem várias formas de utilizar essa dica e uma delas é utilizar vasos decorativos de material reciclável, como no exemplo, em que é utilizado um bule antigo como vaso para flores.
Além de ser uma ideia super prática e acessível, também é estilosa e você pode utilizar a cor que quiser, podendo escolher tinta spray ou acrílica para pintar. Há também outras maneiras de decorar, como colagens de revistas ou jornais.
2. Plantas, plantas e mais plantas
As plantas são uma ótima opção para quem quer decorar ambientes pequenos gastando pouco, pois são baratas, fáceis de manter e dão muita vida e cor ao espaço.
Outra grande vantagem das plantas é que podem ser utilizadas em todos os ambientes da casa, até mesmo no banheiro, pois há espécies próprias para locais úmidos e com pouca iluminação.
Confira também: Dicas de plantas para sala no nosso Instagram.
3. Espelho, espelho meu
Amamos espelhos, sejam eles grandes, pequenos ou de outros formatos. Eles dão um charme a mais na decoração para casa. Principalmente em ambientes pequenos, espelhos grandes, como o da imagem acima, dão a sensação de um espaço maior.
Além disso, os espelhos também auxiliam na iluminação de ambientes internos, pois refletem a luz. Então, na hora de decorar a sua casa, escolha um espelho de qualidade e de acordo com o seu estilo.
4. Almofadas dão um toque especial
Quem não ama almofadas no sofá? Para que elas decorem sua sala, basta trocar a capa da almofada. Em casos em que o sofá é colorido, é mais interessante utilizar almofadas com cores que combinem, como as complementares. Essa estratégia também oferece destaque aos demais móveis da sala.
Já para sofás com cores neutras, você pode optar por almofadas de qualquer cor, pois o destaque se torna a almofada. Outra dica para os sofás é utilizar capa, no encosto do sofá acima, é possível observar uma pequena manta dobrada no braço do móvel, incrementando a decoração.
Leia também: Qual a Melhor Cor Para Sala Pequena? Confira as Melhores Cores para Você Ampliar o Ambiente
5. Luz, câmera e ação
Basta trocar o tipo de iluminação para mudar completamente a ambientação do local. Luzes mais focadas e quentes dão um ar mais intimista, como um jantar à luz de velas. Já as luzes indiretas e frias são próprias para destacar todo o ambiente.
Na imagem acima, podemos ver os dois tipos de iluminação, uma para a bancada e outra para a área do fogão. Essa escolha acontece porque na bancada sentam-se os convidados e a intenção é de aproximação. Já na área do fogão, é necessário bastante iluminação para o cozinheiro poder enxergar o que está fazendo.
6. Psicologia das cores ao seu favor
Cores! Uma ótima maneira para resolver o problema de como decorar ambientes pequenos gastando pouco. No exemplo acima, em um pequeno espaço há uma decoração cheia de detalhes, com a temática tropical. A pintura pode ser feita com tinta acrílica, que é mais durável e funciona bem na madeira.
Se você quer deixar suas paredes intactas, as cores podem estar presentes na decoração, como no exemplo acima. No sofá, almofadas coloridas ao lado, uma mesinha de apoio amarela e um tapete super colorido no chão.
Também, é possível escolher uma cor tema para cada ambiente. Abaixo, a sala é predominantemente azul, com sofá, parede e cortinas da mesma cor. Ainda, há um detalhe super legal: a parede é listrada entre dois tons de azul, um toque ainda mais estiloso.
Nossas dicas de decoração para casa são acessíveis e fáceis de pôr em prática. No entanto, atente-se a alguns erros comuns e que podem comprometer a sua decoração. Confira a seguir quais são.
Cuidado! Não Cometa Esses Erros na Decoração Para Casa
Ao pensar na decoração para casa, procure evitar erros que possam comprometer o visual do ambiente e até mesmo a própria organização do espaço. Escolhas erradas podem atrapalhar o seu dia a dia, dando uma sensação de ambiente desorganizado ou atrapalhando a circulação de pessoas.
O primeiro erro é não respeitar o estilo que você escolheu para o ambiente. Ou seja, se a sala é clássica e com tons claros, procure itens de decoração que combinem com esse estilo. Portanto, almofadas em cores neon ou estampas em animal print não são a melhor opção.
Outra medida para não errar na decoração é evitar o consumismo extremo, o vilão da poluição visual. Para uma decoração harmônica, utilize apenas os objetos necessários. Então, mesmo que você tenha gostado de um objeto, pense se ele realmente combina com o ambiente e se há espaço disponível para ele.
Por fim, você está buscando como decorar ambientes pequenos gastando pouco, então, evite decorações grandes ou móveis que dificultem a circulação das pessoas no ambiente. Ninguém quer viver com as canelas machucadas ou bater com a cabeça em alguma prateleira.
Bônus: Decoração de Natal Reciclável
Os panetones já estão nas prateleiras dos supermercados e os amigos-secretos já estão sendo marcados, é oficial: o natal está chegando. Por isso, trouxemos este bônus para deixar a sua casa pronta para a chegada do bom velhinho.
Nessa primeira dica, a decoração de natal reciclável consiste em utilizar as luzinhas que você provavelmente já tem guardado dentro de uma caixa no fundo de algum armário. Então, não precisa comprar mais nada para enfeitar a sua árvore, basta reutilizar o que você já tem.
A segunda opção é para quem curte um visual mais rústico. Nesse enfeite de natal reciclado, a árvore é feita com galhos de madeira, uma opção acessível, estilosa e, é claro, sustentável.
Há também a possibilidade de decorar a árvore de natal com as fotos da sua família. Além de ser uma decoração única, você ainda pode reaproveitar as fotos e criar um álbum físico (vibe vintage).
Enfim, foram muitas as dicas apresentadas para que você possa saber como decorar ambientes pequenos gastando pouco, mas se você busca opções personalizadas, os móveis planejados podem ser uma boa escolha. Entre em contato conosco ou acesse o nosso site para fazermos um orçamento especial para que você tenha a sua casa do jeito que sempre sonhou.